Olá, hoje fiz uns docinhos bem fáceis no formato de palhacinhos. Qualquer pessoa, mesmo não tendo muita habilidade em modelar, vai saber fazer com esse passo a passo. 

Aproveitei para experimentar a massa de Brigadeiro Branco para Modelar da Caroline Di Giacomo. A Caroline tem uma empresa de doces. Clique Aqui para conhecer a sua página no Facebook. Entrem e curtam a página da Caroline. 

Aproveito também para indicar as Apostilas de Culinária da loja Doce Forminha http://www.doceforminha.com.br/apostilas-culinaria.html?limit=30


A massa da Caroline não é aquela tradicional de leite ninho. Vejam como ela faz:

Receita:

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
10g de farinha de trigo ( mais ou menos 1/2 colher (sopa) de farinha de trigo)
10g de margarina ou manteiga sem sal (mais ou menos 1/2 colher (sopa))
2 ovos
açúcar impalpável (quanto baste)
corante gel (quanto baste)

Modo de Preparo:
Passe as gemas pela peneira. Coloque todos os 4 primeiros ingredientes numa panela e leve-os ao fogo até engrossar. Tire a mistura do fogo e coloque a massa num refratário untado com manteiga. Passe mais manteiga por cima da massa para não ressecá-la e deixe esfriar. Com a massa já fria, polvilhe açúcar impalpável em uma superfície e vá sovando a massa. Acrescente o corante em gel à vontade e o açúcar impalpável até a massa virar uma bola e parar de grudar nas mãos. Para essa massa eu coloquei 40 colheres (sopa) de açúcar impalpável, mas vai depender do ponto da massa do docinho.

A receita original da Caroline utiliza 4 latas de leite condensado, mas fracionei a receita para experimentá-la.

Rendimento 30 palhacinhos

Passo a passo:



Acrescentei corante gel na massa do docinho e coloquei em saquinhos para a massa não ressecar.



Com auxílio de uma balança de cozinha digital, enrolei a cabecinha do palhacinho com 16g cada. Para chegar neste tom, coloquei bem pouquinho de corante gel rosa na massa do docinho.



Com a massa do docinho tingida de corante gel branco fiz pequenas bolinhas.



Com a ponta do dedo, achatei cada bolinha e marquei com a esteca de fazer boquinha conforme a foto.  Se você não tiver a esteca de boquinha, entre em contato com a Doce Forminha para ver a disponibilidade do produto doceforminha@gmail.com 



Ainda com a esteca de boquinha, cortei parte da massa para terminar a modelagem da boca do palhacinho. Veja como fica na foto acima.


Molhei a ponta do pincel em um pouco de água filtrada e marquei o local antes de colar as boquinhas. Apenas uma pincelada bem de leve já basta para colar as peças.


Com a massa do docinho tingida de corante gel rosa, fiz pequenas bolinhas para o nariz do palhacinho. Colei o nariz da mesma forma que fiz anteriormente com a boquinha.



Com a massa de docinho tingida de corante gel azul, fiz uma bolinha de mais ou menos 1cm de diâmetro. Achatei com o dedo e cortei na metade. Cada parte dessa, usei como aba do chapéu do palhacinho. Veja na próxima foto.



Veja na foto acima a área que colei a aba do chapéu do palhacinho. Para completar o chapéu, fiz uma bolinha azul do mesmo tamanho que fiz o nariz e colei para formar o chapéu.



A modelagem de palhacinho permite utilizar várias técnicas para fazer outros tipos de cabelinho, mas escolhi essa que é bem fácil e todos poderão fazer. Faça uma bolinha de mais ou menos 1 e 1/2 cm de diâmetro. Em seguida afine um pouco a bolinha para formar um cilindro conforme a foto. Para finalizar o cabelinho, dobre o cilindro juntando as duas pontas. Na foto acima estou mostrando os 3 passos para formar o cabelinho. Cole um de cada lado do chapéu.



Com palito de dente, megulhei a pontinha no corante gel preto e marquei os olhinhos.
Observações:  

- Ao colocar corante gel na massa, talvez seja preciso acrescentar mais açúcar impalpável para voltar ao ponto de modelar.

- A higiene na confecção dos docinhos, é fundamental.  Se você pretende trabalhar com doces, entre em contato com o Sebrae ou com a Vigilância Sanitária, pois eles possem cursos específicos para sua área. Isso é muito importante.


14 comentários:

  1. Bom dia Mauro tudo bem??Espero que sim.Por favor me tira uma dúvida: qual a função dos ovos na receita??Pode fazer sem eles??Obrigada,aguardo resposta fique com DEUS!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Irene, eu simplesmente segui a receita. Pelo que entendo os ovos além de deixar a massa mais nutritiva, ajuda no ponto. Caso você queira experimentar sem os ovos, nos avise como ficou o resultado final. Acredito que funcione bem. Abraços Mauro

    ResponderExcluir
  3. muito obrigada, Mauro vou tentar com patati patata...depois te conto.

    ResponderExcluir
  4. A massa fica linda sem aquele brilho da gordura e parece nao ficar com pequeninas deformações.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Mauro!
    Quero saber qual a cor real do doce, e se o pode ser feito com um dias de antecedência...
    Abraços, obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Ah! Esqueci de perguntar... qual o sabor do doce??

    ResponderExcluir
  7. Adorei a didatica que vc tem e o trabalho. Parab'ens!

    ResponderExcluir
  8. adorei todas esas artis

    ResponderExcluir
  9. Tem sabor de leite condensado. A cor dele é de um branco puxando um pouquinho para o creme. Por isso quando for fazer branco é bom usar corante gel branco para ajudar a clarear. Faça com uns 2 dias de antecedência da festa.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde, gostaria de saber se eles ficam com uma casquinha crocante ?? E molinho dentro ?

    ResponderExcluir

Postagens populares

 
Top