Aula da Semana

Como fazer BOMBOM:



Técnica para Rechear Bombons

Usando chocolate fracionado Harald Top Meio Amargo
Culinarista Mauro Rebelo

Essa postagem é dedicada para as pessoas que são iniciantes na fabricação de bombons.
Este é um produto que você pode ganhar dinheiro e variar o sabor conforme sua criatividade. Um verdadeiro FAÇA e VENDA com o Culinarista Mauro Rebelo!
Gosto muito de rechear o bombom com brigadeiro. Veja a receita de Brigadeiro para Manga de Confeitar.  É perfeito para este bombom!

A partir desta técnica você pode usar sua criatividade e fazer bombons decorados para festas infantis.
Vejam os bombons que fiz logo abaixo.  Eles fazem parte das minhas APOSTILAS DE CULINÁRIA Clique Aqui.


Formas de Chocolate na Loja Doce Forminha
http://www.doceforminha.com.br/confeitaria/formas-de-chocolate.html

 Aproveito para convidá-lo a se cadastrar para receber meus e-mails com receitas, novidades e dicas. Este serviço é GRÁTIS. Cadastre-se clicando no link:  Receba Receitas Grátis em Seu E-mail - Clique Aqui .

Ingredientes e Lista de Materiais:

- 1kg de chocolate meio amargo fracionado (rendimento de 60 a 70 bombons). Eu uso Harald Meio Amargo.
- 2 receitas de brigadeiro completamente frio - Veja a receita de Brigadeiro para Manga de Confeitar.
- 2 formas especiais para bombons de 20g com película de silicone
- 1 manga descartável (saco de confeitar)

Você vai me perguntar se só serve o chocolate meio amargo. Você pode utilizar qualquer chocolate desde que ele seja fracionado. Se você comprar do nobre (Melken), terá que dar choque térmico no chocolate e isso é matéria para outra hora (risos).

Peço 2 formas porque isso facilita e agiliza seu trabalho. Enquanto uma está na geladeira, você estará trabalhando com a outra. Com a prática, você estará trabalhando até com mais formas.

Modo de Preparo:


Coloque a manga de confeitar dentro de um copo e vire o excesso para fora.  Essa dica facilitará você preencher a manga (saco de confeitar) com o seu recheio evitando muita sujeira.



Coloque o recheio dentro do copo. Veja que assim você já estará preenchendo a manga de confeitar de forma bem limpa e sem sujar muito.



Retire a manga de dentro do copo e já está pronta para o uso. Apenas será necessário cortar a ponta. 
Agora vamos preparar o chocolate.



Mesmo que eu faça todo o chocolate, não gosto de derreter ele todo de uma vez só.  Você pode derreter a metade. Em uma vasilha própria para microondas, coloque o chocolate em pedaços grandes. Não precisa ralar. Leve ao microondas por 30 segundos. Após esse tempo, retire do microondas e mexa com uma colher. Se ainda não estiver derretido, leve novamente ao microondas por 20 segundos.  Faça esse procedimento até  ficar todo derretido. Não é interessante que você coloque um tempo maior porque corre o risco do chocolate queimar.  O chocolate é inimigo da água. Não deixe cair nem uma gota de água no seu chocolate para não estragá-lo.

Agora vou lhe apresentar a forma. Essa forma da foto acima é a mais barata que encontramos no mercado e atende muito bem nossas expectativas. Você encontra facilmente na loja Doce Forminha. Ela é formada de 3 camadas. Essas 2 camadas que você esta vendo na foto  são de acetato e tem uma camada entre as duas que é uma película de silicone.   Mostrarei na próxima foto.



Essa é a película de silicone que vem entre as duas camadas de acetato. Você aprenderá a utilizá-la nas próximas fotos.


Coloque chocolate com auxílio de uma colher de chá até o nível indicado na forma. Você não está vendo a marcação do nível porque eu coloquei chocolate até o limite certinho, mas na outra cavidade acima, nesta mesma foto, você pode ver que tem um risco indicando o nível. Se você não estiver achando, confie em mim. Quando comprar a forma, a marcação estará lá (risos).



 Coloque a película de silicone em cima do chocolate.

Com o seu dedo, faça movimentos circulares para rodar a película de silicone. Assim distribuirá com mais facilidade o chocolate.




Com outra camada de acetato encaixe por dentro do silicone conforme mostro na foto acima.

Vire a forma neste sentido da foto acima e aperte com os dedos para que preencha de chocolate toda a lateral. Assim não ficará nenhuma parte sem chocolate. Se ultrapassar vazando para a lateral, não tem problema.  Leve para a geladeira nesta mesma posição e deixe por mais ou menos 10 minutos ou até que endureça para você poder tirar a película de silicone.



Retire a forma da geladeira, separe as duas camadas de acetato e retire a película de silicone. É ideal que você retire delicadamente soltando todos os lados para que não quebre. Com certeza você terá que apoiar um dedo no chocolate para que possa retirar a película. Você não está vendo o meu dedo segurando o chocolate porque precisei tirar essa foto (risos).



Corte o bico do saco de confeitar e aperte para rechear o bombom.


Veja como fica a casquinha do bombom recheado.



Por cima do recheio, coloque uma camada de chocolate derretido para fazer a tampa.
Leve para a geladeira até que endureça a tampa que você acabou de fazer. Desenforme.

Arrume todos os bombons em cima de uma superfície forrada com papel manteiga.

Coloque o chocolate dentro de um saquinho plástico e corte a pontinha, pois vamos fazer os riscos em cima dos bombons.

Faça movimentos de "vai e vem" (de um lado para o outro) rapidamente riscando todos os bombons. Mantenha o mesmo sentido para que fiquem neste formato.




Dicas para quem quer colorir chocolate branco:
Culinarista Mauro Rebelo



- Compre chocolate branco fracionado.  Se você está em dúvida qual é o mais saboroso, vá em lojas de produtos para festas que eles costumam ter para provar.

- Compre corante alimentício próprio para chocolate. Ele é uma pasta. Quando você abre o potinho até parece que está estragado (para quem não conhece). Não use corante gel, pois ele endurece o chocolate.

- Se você vai fazer muitos bombons coloridos, tenha sempre em casa de 2 a 3 potes da mesma cor.  Já aconteceu comigo de precisar de mais corante e as lojas estarem fechadas.  Vivendo e aprendendo com a experiência (risos).

- Com a ponta de um palito, pegue uma porção do corante e coloque na borda da vasilha que está o chocolate derretido.  Com a colher pegue uma porção do chocolate branco e leve até o corante. Misture essa pequena porção primeiro para depois você levar e misturar ao restante do chocolate branco. Isso ajuda para que a mistura fique homogênea. Culinarista Mauro Rebelo





Como Derreter Chocolate em Banho-Maria
No banho-maria, leve uma panela para aquecer a água, apague o fogo e coloque um outro recipiente refratário com o chocolate fracionado, mexa bem até derreter por completo.
Não deixe água do banho-maria respingar no chocolate para não estragá-lo. Você pode usar uma derretedeira de chocolate. Clique aqui para ver a Derretedeira da Wilton


Lembre-se que é preciso o máximo de higiene na confecção.  É interessante procurar a vigilância sanitária de sua cidade para que você faça uma curso ou se oriente a respeito das boas práticas de higiene na cozinha.

121 comentários

  1. que delícia Mauro, sua aula e os bombons é claro.
    recheado com brigadeiro é o que adoroooo!! Parabéns....... muito bom!!

    ResponderExcluir
  2. adorei a aula ...sempre faço bombons...mas nunca fiz colorido....obrigada por compartilhar....bjão e muito sucesso.....

    ResponderExcluir
  3. adorei...adorei a aula,muitissimo obrigada Mauro!

    ResponderExcluir
  4. Mauro, amei esse pap!! Muito obrigada!!!!!!!!
    Abraços
    Valéria

    ResponderExcluir
  5. Aula muito boa e com detalhes. Valeu Mauro....

    ResponderExcluir
  6. obrigada, por lembrar-se de nos iniciantes! está muito bem explicado, mostra que n é facil. retirar aquela pelicula... n sei não! vou tentar, depois conto.

    ResponderExcluir
  7. muito boa essa aula !!!! parabens

    ResponderExcluir
  8. oi olha a duvida e so uma camada de chocolate para a casca?

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela sua aula com os bombons foi perfeita....adorei!!!!
    beijossssss

    ResponderExcluir
  10. Gostei demais da sua explicação..bem passo a passo e com muitas dicas..isso é ótimo para nós que fazemos o curso a distância ou através de apostilas..né??? srrsrsr....obrigada!

    ResponderExcluir
  11. legal...bem interessante pra quem esta iniciando agora!

    ResponderExcluir
  12. otimo pra quem e iniciante...muito legal.

    ResponderExcluir
  13. obrigada pelo passo a passo são 3:37 da manha já fiz 70 bombons pro meu niver que será hoje a noite vamos ver se os convidados aprovarão depois posto fotos muito grata seguirei fazendo se DEUS quiser

    ResponderExcluir
  14. Mauro vc como sempre arrasando, obrigado pelo passo a passo me ajudou muito

    ResponderExcluir
  15. Mauro vc como sempre arrasando, obrigado pelo passo a passo me ajudou muito

    ResponderExcluir
  16. obrigada fiz 62 pena não tenho foto mas agradeço muito gostaria saber por quanto posso vender um ?

    ResponderExcluir
  17. Grata pela aula, muito bem explicada,fiquei com vontade de fazer

    ResponderExcluir
  18. Olá querido, queria saber onde posso encontrar essas formas de bombom com silicone, obrigada beijos!!

    ResponderExcluir
  19. Obrigado pelas mensagens. Estou adorando saber que vocês estão produzindo bastante. É isso ai.

    ResponderExcluir
  20. Quem ainda não fiz, faça... Não se arrependerão.

    ResponderExcluir
  21. Você encontra essas formas em lojas de produtos para festas infantis. Não sei o local que você mora, mas no Rio de Janeiro tem muito.

    ResponderExcluir
  22. Mauro, gostou muito de trabalha com chocolate nestlé hidrogenado pois aqui onde o chocolate pura ficar mole, mesmo com o choque térmico, a cidade é muito quente, mais amei suas receitas, e vou fazer a maioria delas obrigado por divulgar estas maravilhas.

    ResponderExcluir
  23. Que maravilha! é muito difícil voce encontrar pessoas como esse rapaz que ensina tudo passo a passo nos mínimos detalhes. Que DEUS lhe abençõe Mauro Rebelo

    ResponderExcluir
  24. Olá Mauro,
    Bom bom pode ser congelado?
    Obrigada.
    Beany

    ResponderExcluir
  25. adorei,fico muito grata e feliz ao uma pessoa como vc dividir seus conhecimentos com todos!parabens mauro,já sou sua fã!!

    ResponderExcluir
  26. Mauro quero parabeniza-lo pois vc é uma pessoa muito generoza, passando-nos esses ensinamentos, que Deus lhe abençoe abundantemente, um forte abraço de sua mais nova admiradora Grazielle.

    ResponderExcluir
  27. Esse brigadeiro foi você mesmo quem fez?

    ResponderExcluir
  28. Hummm... amei sua aula!! Eu estava com planos de começar a fazer bombons pra vender,vou investir em sua receita,parece delicioso!!! Já estava com uma mega vontade de comer chocolate,depois dessa foto... ai ai ai.... Obrigado Mauro!!! Acompanho suas receitas desde 2005,na comunidade culinária e recitas do Orkut.

    ResponderExcluir
  29. você teria a receita desse brigadeiro para passar para a gente?

    ResponderExcluir
  30. É a receita do Brigadeiro Para Manga de Confeitar ... tem aqui no blog . Bjs

    ResponderExcluir
  31. oi querido,
    parabens pelo blog. gostaria de saber a validade do bombom, bj lilian

    ResponderExcluir
  32. parabéns pelo trabalho!! amei!!! vou fazer aqui em casa!!! =)

    ResponderExcluir

  33. Oi, me chamo Aline.
    Parabéns! Estou muito animada para começar a fazer bombons para vender, mas tenho algumas dúvidas.
    1ª que marca de chocolate devo usar, que não precise esfriar no mármore?
    2ª como faço para saber a validade dos bombons?
    3ª a casquinhas faço com duas camadas de chocolate?
    Obrigado.


    Email: alinemoura_angra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. Esse de brigadeiro você pode contar uns 7 dias de validade. Se usar essa forma com a película não precisa fazer 2 camadas de chocolate na casquinha. Vc pode usar chocolate harald fracionado meio amargo.

    ResponderExcluir
  35. Parabéns! Estou muito animada para começar a fazer bombons para vender, mas tenho algumas dúvidas.eu tenho chocolate HARALD mas chocolate ao leite fracionada obrigada.

    ResponderExcluir
  36. Parabéns! Estou muito animada para começar a fazer bombons, mas tenho algumas dúvidas.eu temho chocolate HARALD chocolate ao leite obrigado.

    ResponderExcluir
  37. Ameiii vou fazer.
    Uso essas formas,só que maior para fazer trufas...
    Parabéns, amo suas receitas..

    ResponderExcluir
  38. amo suas receitas e dicas só gostaria de te pedir um favor : você me ensinar fazer bombom com chocolate sem ser fracionado.
    TE agradeço de coração abraço

    ResponderExcluir
  39. Adorei a receita dos bombons,tenho certeza que vão fazer sucesso,depois te conto mais como foi,obrigado.

    ResponderExcluir
  40. Adorei a receita dos bombons,tenho certeza que vão fazer muuuito sucesso,depois te falo como foi,obrigado.

    ResponderExcluir
  41. Alguem me pode dizer se ha algum site que venda essas forminhas e que envie para Portugal? Não encontro

    ResponderExcluir
  42. Olá Mauro,
    seguindo suas dicas,acabei de desenformar minha primeira remessa de truffas!!! Estão deliciosas!! Adoreiiii
    Obrigado por dividir seu talento,em esperanças para mudarmos de vida!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  43. Olá Mauro,
    seguindo suas dicas,acabei de desenformar minha primeira remessa de truffas!!! Estão deliciosas!! Adoreiiii
    Obrigado por dividir seu talento,em esperanças para mudarmos de vida!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  44. Fico muito feliz em saber qeu está dando tudo certo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  45. Rafaela, eu vendo para Portugal sim. Entre em contato comigo maurorebelo@gmail.com

    ResponderExcluir
  46. adorei as dicas de como fazer bombons.Mauro bjos sucesso sempre

    ResponderExcluir
  47. Mauro como fez aquele coraçao que decorou o bombom, na foto da chamada da receita?

    ResponderExcluir
  48. Mauro meu nome é Fernanda e eu adorei esse pap dos chocolates coloridos,esse azul então ta ideal pro quero fazer que é o ovo da galinha pintadinha,vc pode me dizer qu cor é essa e que marca vc usou pra eu não errar,obrigada vc é um querido!!!!

    ResponderExcluir
  49. Corante de chocolate azul da Mix. Só tem 1 tipo de azul. Não tem erro.

    ResponderExcluir
  50. Ingrid, usei um molde de silicone de coração e botei pasta americana vermelha. Mas poderia ser chocolate também.

    ResponderExcluir
  51. Oi Mauro,gostaria de saber se da para congelar os bombons.

    ResponderExcluir
  52. Olá Mauro, já tentei colorir o chocolate usando o corante próprio e mesmo assim não consigo o resultado ele endurece conforme vou adicionar o corante para obter a cor desejada. Tem algum truque? algo para indicar ? obrigada Taís Santana

    ResponderExcluir
  53. Não tem truque não. É usar o corante próprio para chocolates. Se quiser pode comprar o mesmo que eu uso que é o da mix. E eu uso chocolate fracionado branco da Harald.

    ResponderExcluir
  54. Não pode congelar e nem deixar na geladeira o chocolate.

    ResponderExcluir
  55. Parabéns Mauro,vc mostrou atrevés desse papa que realmente quer ensinar mesmo,está perfeito,não tenho mais dúvidas.Sucesso sempre você merece.Abraços,viajo direto pro aqui.

    ResponderExcluir
  56. Mauro, desde a faculdade faço bombons pra vender, no entanto aprendi muitos truques com vc. Atualmente pego encomendas de bombom e bolo bombom, mas uma cliente pediu pra personalizar com o numero 15 ou a letra M, porem as forminhas de letras e numeros sao grandes para o tamanho do bombom, o que faço?Nao quero perder essa encomenda?

    ResponderExcluir
  57. Mauro sempre fiz bombom pra vender e aprendi muito com seu post. Agora peguei uma encomenda pra festa, só que a pessoa quer os bombons personalizado com o numero 15 ou a letra M. Vc sabe como poderei fazer isso?

    ResponderExcluir
  58. Adorei a receita, fiz em casa além de fácil é muito gostoso, pena que não pode congelar!

    ResponderExcluir
  59. Roberta, verdade... não pode congelar hehehe

    ResponderExcluir
  60. Ingrid, vc pode colocar chocolate branco fracionado e adicionar cor com corante próprio para chocolate. Colocar em saquinhos com furinhos e escrever as letras. Mas para isso vc tem que ter um certo talento e mão firme porque o chocolate e´molinho.

    Vc pode ter um resultado melhor usando glacê real que é mais firme.

    Uma outra opção é procurar moldes de silicone ou acetato em formato de letras e moldar com pasta americana ou mesmo chocolate.

    ResponderExcluir
  61. Mauro, vc já usou os chocolates da linha sicao?? O fracionado ao leite e o meio amargo, tudo certo, mas não consegui derreter o branca, ficou uma pasta grossa, vc teria alguma dica para derreter o branco???

    ResponderExcluir
  62. Nathália, nunca usei. Mas esse branco era fracionado?

    ResponderExcluir
  63. Adorei sua aula de bombons na placa de acetato e silicone.Parabéns! luci de Tupã

    ResponderExcluir
  64. Adorei sua aula de bombons na placa de acetato e silicone.Parabéns! luci de Tupã

    ResponderExcluir
  65. gostaria de saber se os bombons tem que ficar na geladeira depois de pronto,e se for vender na rua devo colocar em isopor com gelo.posso vender em caixinhas de papel e ñ vão derreter?posso fazer com qualquer chocolate fracionado?e quanto devo vender cada bombons?pode me responder por email: ecilda.rodrigues@hotmail.com

    ResponderExcluir
  66. este blogue e muito gostoso

    ResponderExcluir
  67. Você é muito claro e prático em suas explicações! Gostei muito.Boa sorte e sucesso sempre"

    ResponderExcluir
  68. Nossa ameia sua aula do bombom super didática, outrora fiz o pavê de chocolate com café ficou perfeito, e ao contrário de outras receitas que sempre dá alguma coisa errada, as sus são fantásticas. Parabéns Mauro .
    Angélica.

    ResponderExcluir
  69. olá!Receita maravilhosa e clara como sempre!Como faço para deixar a casquinha feita com chocolate fracionado brilhando?E sempre que eu for usar o chocolate nobre para o recheio tenho que fazer a temperagem?
    Desde já agradeço sou sua fã!
    fica na paz!
    bjs!

    ResponderExcluir
  70. muito boa a explicação adorei vc está de parabens abraço!

    ResponderExcluir
  71. AMEI AS DICAS. VOU FAZER, MAS NA MINHA CIDADE NÃO SEI ONDE ENCONTRAR AS FORMINHAS.

    ResponderExcluir
  72. estou comessando agora queria saber assim tal receita pra dar tantos bombom pode me ajudar

    ResponderExcluir
  73. A casquinha brilhando é a junção de dois fatores. Quanto mais lisinha a sua forma, mais o bombom ficará brilhando. O outro fator é não deixar por muito tempo na geladeira antes de desenformar. Só o necessário para endurecer.

    ResponderExcluir
  74. OI ADOREI SUAS DICAS ESTAVA MESMO PRECISANDO MI MANDA MAIS SABORES DIFERENTES EU SO TRABALHO COM OS TRADICIONAIS,HA E EU QUERIA FAZER BOMBOM PERSONALIZADOS PRA FESTAS MI MANDA DICAS MUITO OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  75. Boa tarde Mauro, estou fazendo meus bombons seguindo suas dicas, mas quando coloco a película de silicone forma bolhas de ar. Gostaria de saber como tirar essas bolhas para quando desenformar, as casquinhas fiquem uniformes. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada. Verifique se a partes se encaixam sem deixar muito espaço. Comprei uma forma e fazia isso nada mais era um erro de fabricação, o espaço entre as camadas não estavam corretas. Verifica isso.

      Excluir
  76. Meu nome é Maristela, e é a primeira vez que estou
    fazendo bombom para vender. Gostei muito da aula que vc deu com essas forminhas, só que nunca tinha
    ouvido falar dessa forminha muito prática e gostaria de saber se é fácil de achar para comprar. Parabéns pela explicação.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  77. Você encontra para comprar facilmente na loja doce forminha www.doceforminha.com.br

    ResponderExcluir
  78. Larissa, eu não estou entendendo. Quando coloco a pelicula, gruda no chocolate ainda liquido e não faz bolhas por aqui. Como nunca aconteceu isso comigo, não tenho essa experiência para te contar. Vamos ver se alguém lendo essa sua dúvida possa ajudar.

    ResponderExcluir
  79. estou encantada com todas suas receitas,eu sou apaixonada por essa parte da culinaria,tenho muita vontade de fazer cursos para me profissionalizar nesta parte mas na minha cidade não tem.Adorei essas dicas do chocolate,mas gostaria de saber se tambem da certo com a forme sem a pelicula?

    ResponderExcluir
  80. VC É ÓTIMO AMEI SUA DICAS, GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA UMA TAMPA FINA E UM ACABAMENTO PERFEITO. BJS PARABÉNS

    ResponderExcluir
  81. GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO A TAMPA UM POUCO MAIS FINA E COM UM ACABAMENTO PERFEITO. BJS

    ResponderExcluir
  82. Monique, acho que isso é pratica. Você tem qeu colocar o recheio de forma que deixe espaço mas não ultrapasse o limite da forma. Coloca chocolate e com uma espátula nivela para deixar ele bem lisinho.

    ResponderExcluir
  83. Isa a para fazer na forma sem película sim, mas é outro processo.

    ResponderExcluir
  84. Adorei ...eu tinha as forminhas mas não sabia ...!!!!! usar,fiz e ficaram lindos e gostosos beijos...... parabéns

    ResponderExcluir
  85. Obrigada pela explicação passo a passo, à muito que queria aprender, este Natal vou fazer os meus chocolates. Um bém haja para si por partilhar connosco as suas maravilhosas recitas... Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  86. Mauro,adorei teu site.
    Gostaria de saber se para fazer arabescos em trufas, precisa ser chocolate fracionado?

    ResponderExcluir
  87. Para fazer arabescos, eu prefiro usar o fracionado, mas é possível usar o chocolate nobre temperado corretamente.

    ResponderExcluir
  88. adorei aula,pois e meu doce preferido,amo de paixao chocolate. parabens

    ResponderExcluir
  89. NOSSAAAA/QUE AULA MARAVILHOSA ISSO Q E AULA DE CHEFE.

    ResponderExcluir
  90. Boa Tarde, Mauro!!
    Gostaria de saber como se faz a cobertura par um bolo trufado, mas ela não cobre ele todo, é jogada de qualquer jeito.
    Boas Festas!!

    ResponderExcluir
  91. Adorei esse site suas dicas são muito importantes, é tão bom dividir conhecimento. Obrigada.

    ResponderExcluir
  92. Boa noite!
    Qual a data para validade dos bombons?
    Quero fazer para vender.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  93. Minha casa é um forno, e quando eu tiro o bombom da geladeira ele fica suado e depois ele amolece. O que eu faço?

    ResponderExcluir
  94. MUITO BOM ESE SITE PQ E DFSWE OZXE

    ResponderExcluir
  95. Mauro você é uma pessoa maravilhosa, amei as dicas grande abraço

    ResponderExcluir
  96. Muito boa essa dica de como derreter e colorir chocolate branco. O meu nunca fica bom... Endurece.

    ResponderExcluir
  97. Olá Mauro. Adorei o seu post. Rico em detalhes e dicas. Quero fazer bombons para vender na páscoa e suas dicas foram excelentes. OObrigada!

    ResponderExcluir
  98. Oi Mauro! Adorei suas aulas, mas eu tenho uma dúvida. Eu fiz uns bombons para o aniversário da minha filha com as formas de silicone, mas na hora de desinformar, saem as de silicone certinho mas o chocolate as vezes gruda na forma e não sai de jeito nenhum. Será que estou fazendo alguma coisa errada?
    Obrigada! Josi

    ResponderExcluir
  99. Josi, geralmente isso acontece quando fica tempo demais na geladeira antes de desenformar. O chocolate acaba grudando.

    ResponderExcluir
  100. Luciana, vc deve estar errando na hora de dar o choque térmico no chocolate caso esteja usando o nobre. Uma opção é usar o chocolate fracionado.

    ResponderExcluir
  101. Não sei por quanto vc pode vender a unidade. Tem que fazer as contas do custo. Como não vendo, ando por fora dos preços.

    Em relação a forma, você encontra em lojas especializadas em confeitaria. A marca é bwb

    ResponderExcluir
  102. Olá Mauro, me chamo Michele, gostaria de saber por quanto tempo eu posso guardar os bombons depois de prontos? e como devo acondicioná-los?

    ResponderExcluir
  103. boa noite, gostei muito da sua explicação, mais estou com uma dúvida tenho uma festa no sábado, qual recheio posso usar nas trufas para que durem mais tempo ?

    ResponderExcluir

Postagens populares

Topo