Aula da Semana

Empada ou Empadão do Mauro


Empada ou Empadão do Culinarista Mauro Rebelo

Nesta postagem, vou ensinar a minha receita básica de massa de empada, empadão e o recheio de frango e de camarão com palmito.


A massa  é muito fácil. Alguém pode se assustar ao ler que não existe uma quantidade exata de óleo na receita, mas não é necessário se apavorar (risos). O ponto da massa é facilmente visualizado nas mãos e explicarei no modo de preparo.

Fica uma receita bem leve e saborosa.

Ingredientes Massa:

1kg de farinha de trigo
6 gemas
2 colheres (chá) de sal ou a gosto
óleo até dar o ponto (eu uso de girassol)

Modo de Preparo da Massa:

Misture os ingredientes com a mão. Deixe para colocar o óleo aos poucos. Coloque óleo até que a massa fique no ponto para aplicar nas forminhas. Vá testando aos poucos para que a massa não fique com óleo em excesso.
Para o fundo do empadão, não coloco muito óleo. Deixo mais seco.  Mas para a tampa, é necessário colocar mais óleo para poder abrir entre dois plásticos com facilidade sem ficar rachando.

Você sente que está no ponto, quando ao apertar uma porção nas mãos, não fica quebradiça. Para você ter uma idéia, nesta receita da foto, utilizei 400ml de óleo, mas isso não é regra. Depende muito da farinha.

Ingredientes do Recheio de Frango:
1kg de peito de frango
3 xícaras de água
2 caldos de galinha
3 dentes de alho picados
1 cebola grande picada
2 colheres (sopa) de colorau
1 colher (sopa) de extrato de tomate
3 a 4 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo
1 xícara (chá) de salsa picada

1 lata de milho (opcional)

Modo de Preparo do Recheio de Frango:
Leve os 7 primeiros ingredientes para a panela de pressão. Quando a panela chiar, conte 30 minutos e desligue.
Espere esfriar para abrir a panela de pressão.  Retire o frango do caldo e desfie. Volte com o frango para o caldo e deixe ferver.
Veja se será necessário acrescentar 1 ou 2 xícaras de água. Geralmente precisa, pois evapora bastante líquido durante o cozimento.
Dissolva a farinha em um pouco de água e derrame no recheio e mexa vigorosamente para não fazer grumos. O recheio deve ficar cremoso, mas firme.
Misture a salsa no final. Deixe esfirar completamente para utilizar no empadão.

Ingredientes do Recheio de Camarão com Palmito:

1 kg de camarão sem casca e limpo

3 dentes de alho picados
sal e pimenta (a gosto)
1 xícara (chá) de palmito picado (opcional)
100g de azeitona verde sem caroço
4 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
1 xícara de salsa picada
3 colheres (sopa) de farinha de trigo ou amido de milho
1 copo de leite

Modo de Preparo do Recheio de Camarão:
Tempere o camarão com alho, louro, sal e pimenta. Refogue no azeite, junte a massa de tomate, cebola, salsa, azeitonas e refogue. Engrosse com o trigo dissolvido no leite, e junte o palmito picadinho. O recheio não deve ser muito mole. Se for necessário coloque mais um pouco de farinha.

Montagem:

 
Para fazer empadas: Forre com a massa forminhas de empada do tamanho desejado. Recheie cada forminha, mas cuidado para não colocar demais, pois senão as empadas irão abrir na hora de assar. Na palma da mão abra uma porção da massa, tampe cada forminha e aperte as laterais da forma com os dedos para fixar bem a tampa. Pincele gema e leve logo em seguida ao forno baixo préaquecido.

Para empadão: Forre um refratário ou forma de alumínio com a massa, coloque o recheio já frio. Abra outra porção da massa entre dois plásticos para fazer a tampa. Aplique no refratário, aperte as pontas, pincele gemas e leve para assar.
Asse em forno baixo preaquecido até que fique corado.

Dicas de recheios: Palmito, frango, queijo, legumes... 
Culinarista Mauro Rebelo

48 comentários

  1. eita danado! ver é não comer é martírio... vais ficar mim devendo mais essa.

    ResponderExcluir
  2. hummm..muito bom..amei os dois receheios..bjus

    ResponderExcluir
  3. Mauro, isso não é correto.
    Vou denuncia-lo por tortura

    ResponderExcluir
  4. a massa parece perfeita! um abraço,

    ResponderExcluir
  5. Queridinho se um dia faltar algum pedacinho de seu sitekkkk..fui eu que devorei elekkk que delicia de empadão ..farei e depois te conto como ficou ok !!! Bem já começou o travessuras e guloseimas no meu cafofo passe lá ..só tem bruxinhas boazinhas kkk uma feliz semaninha ..saindo voando kkkk zummmmmmmmmmmmmmmmm b-jus !!

    ResponderExcluir
  6. Pai do cééééééuuu isso é uma tortura rsrsrs... eu aqui nesse fim de mundo onde trabalho mooorrendo de fome e vendo isso... vou moooooorreeeer rsrs beijos amoooooooooooooooooooooooooooo seu site e suas receitas... obrigadissima por sempre compartilhar coisas taaaaaaaaoooo maravilhosas... fique com DEUS e que Ele o abençõe

    ResponderExcluir
  7. Hummm que delicia Mauro,eu amo empadão e esse está uma tentação!
    bjs
    Ivani

    ResponderExcluir
  8. amo suas receitas querido Mauro,sou sua fã,beijinhos do Japão p vc!

    ResponderExcluir
  9. Zapeando a internet encontrei seu site.. e que ACHADO!! Adorei Mauro! Estas receitas você quem cria ou vai pegando macete aqui e ali e aí forma sua própria receita?? Vou tentar o bolo de cenoura, os que fiz até agora nunca crescem e ficam fofos! Eu acho que é por causa do óleo. Será? Espero que com sua receita ela saia igualzinha a foto que chegou no Japão! kkk.. Abraços da sua nova fã!! =)

    ResponderExcluir
  10. Oi, em regra eu pego daqui, pego dali, crio outra acolá e assim vai hehehehe. Geralmente você vai encontrar os créditos das receitas que vou testando na própria postagem. Depois nos conta como ficou seu bolo. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boas suas dicas e receitas.
      Nessa receita, quando moldo as empadas, preciso pré assar a massa pra depois rechear e cobrir?

      Obrigada!

      Excluir
  11. essa massa e tudo de bommmmmmmm beijosssssss

    ResponderExcluir
  12. minha ignorancia pode ser grande, mas tenho de perguntar... essa é massa podre? nao gosto de massa podre. Se nao for, vou fazer esse empadao essa semana. brigadinha Marilia

    ResponderExcluir
  13. esse recheio deve ficar ainda melhor adicionando um copo de requeijão!!!! vou tentar fazer...

    ResponderExcluir
  14. HUMMMMMMM é demais, estou com água na boca. Vou fazer. Um forte abraço.

    FATIMA OU FAFÁ

    ResponderExcluir
  15. É massa podre assim como a maioria das empadas e empadinhas que comemos. Se você não gosta, é melhor não fazer mesmo. Tente uma massa de pastelão. Talvez você goste. Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi, Mauro.
    Suas receitas são maravilhosas, parabéns.
    Vou deixar uma dica para quem gosta de receitas com frango, mas não gosta muito de desfiar. Quando o frango já estiver cozido na panela de pressão espere esfriar abra a panela retire toda a água e tampe a panela novamente balance bem a panela. Ao abrir o frango estará desfiado, quanto mais balançar mais desfiado fica.

    ResponderExcluir
  17. TEnho outra dica de desfiar frango, cozinho normal e deixou esfriar um pouquinho ai coloca na batedeira e deixo bater até moro quero desfiar, mais desfiado ou menos desfiado, espero que goste

    ResponderExcluir
  18. Essa receita depois de perder pq estava no micro, pedi socorro e claro vc logo reenviou, virou uma receita da familia,meus filhos nao querem outra massa de empadinha.

    Grata amigo pelas receitas maravilhosas

    ResponderExcluir
  19. Muito boa a dica, vou testar na próxima.
    Mas, pra quem não tiver muita pressa, convém cozinhar o frango com água e temperos. Deixar esfriar na panela e deixar na geladeira. Gelado ele desfia muito fácil! E pega bem mais o tempero.

    Andrea.

    ResponderExcluir
  20. nossa adorei fiz para o lanche e ficou divina

    ResponderExcluir
  21. oi Mauro,oi Regiane....Eu,nãõ gostei desta dica...Afinal, deve fikar ocm ossinhos tritutadinhos, nãõ??
    Mas como a receita e´dele a dica e´sua...Fikem bm ok?? Rio 09 de agosto de 2012.

    ResponderExcluir
  22. Mas é só cozinhar o peito de frango sem o osso assim como eu faço heheheh

    ResponderExcluir
  23. Essa dica da batedeira também é ótima.

    ResponderExcluir
  24. Boa Noite Mauro, tem alguma receita de massa que não utilize óleo???? Sabe se tem alguma receita de massa que ulitize creme de leite?? Será que fica bom??
    Desde já agradeço sua atenção.
    Att, Monique

    ResponderExcluir
  25. Mauro boa tarde? Pode congelar essa receita de frango?precisa abrir a massa para colocar no refratario? Obrigada!

    ResponderExcluir
  26. Pode abrir diretamente no refratário. Eu vou preenchendo as laterais primeiro e depois o fundo. Pode congelar sim. Inclusive pode congelar o empadão já montado tanto cru como assado. Eu prefiro congelar cru. Para assar, deixo descongelar naturalmente, pincelo gema e asso.

    ResponderExcluir
  27. Oi Mauro querido,primeira vez que visito o seu site!amo cozinhar adorei as receitas...
    Estaa procurand uma receita de bolo de temperos antiga de familia e achei aqui!!!
    sobre o empadão gostaria de saber como fica a consistencia da massa depois de assada,seria como de massa podre? bjs até mais

    ResponderExcluir
  28. Sim, é como massa podre. Só que não fica muito esfarelenta não por causa das gemas. Quanto mais gemas colocar, mais firme a massa fica.

    ResponderExcluir
  29. Menino?! Onde voce estava que eu ainda nao tinha lhe encontrado? Voce é a salvação da lavoura...Caramba muito obrigada pelas postagens. Tudo de booooooooooooooooooooom!!!

    ResponderExcluir
  30. AH..Mauro..Eu particularmente gosto da empada que não fica quando a gente morde pegando na boca. Tem que tomar algo para descer . Então pelo que entendi é a gema que faz a massa não ficar *tipo massa podre*? Obrigado
    Sandra

    ResponderExcluir
  31. Isso mesmo. Quanto mais gemas, mais ficará firme.

    ResponderExcluir
  32. Oi Mauro tudo bem? Eu sempre faço suas receitas porém nunca comentei. Me tira uma dúvida: o óleo pode ser substituído pela manteiga ou margarina?

    ResponderExcluir
  33. Parabéns Mauro, fantástico seu Blog! Bjinhos

    ResponderExcluir
  34. Até pode, mas como nunca fiz, não tenho a proporção para te falar.

    ResponderExcluir
  35. Mauro eu já tinha tentado fazer empadão, mas a massa sempre ficava dura, agora com essa sua receita ficou perfeito, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  36. Mauro,
    Fiz esta massa de Torta com Bacalhau e Palmito não deu para quem quiz. Agora na Páscoa tenho encomendas confirmadas de 20 Tortas Salgadas de Bacalhau e Palmito e Tortas de Sorvete (tirei o sal e acrescentei o açúcar - que é a base da minha torta).
    Que Deus lhe cubra com o seu Manto Protetor.

    ResponderExcluir
  37. Mauro no lugar do oleo nao pode colocar margarina Qualy ate dar o ponto ?????????????

    ResponderExcluir
  38. Não gosto de fazer com margarina. Essa receita tem que ser com óleo. Se fizer o teste me conte se gostou.

    ResponderExcluir

Postagens populares

Topo