Aula da Semana

Docinhos Modelados


Olá, hoje fiz uns docinhos bem fáceis no formato de palhacinhos. Qualquer pessoa, mesmo não tendo muita habilidade em modelar, vai saber fazer com esse passo a passo. 

Aproveitei para experimentar a massa de Brigadeiro Branco para Modelar da Caroline Di Giacomo. A Caroline tem uma empresa de doces. Clique Aqui para conhecer a sua página no Facebook. Entrem e curtam a página da Caroline. 

Aproveito também para indicar as Apostilas de Culinária da loja Doce Forminha http://www.doceforminha.com.br/apostilas-culinaria.html?limit=30


A massa da Caroline não é aquela tradicional de leite ninho. Vejam como ela faz:

Receita:

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
10g de farinha de trigo ( mais ou menos 1/2 colher (sopa) de farinha de trigo)
10g de margarina ou manteiga sem sal (mais ou menos 1/2 colher (sopa))
2 ovos
açúcar impalpável (quanto baste)
corante gel (quanto baste)

Modo de Preparo:
Passe as gemas pela peneira. Coloque todos os 4 primeiros ingredientes numa panela e leve-os ao fogo até engrossar. Tire a mistura do fogo e coloque a massa num refratário untado com manteiga. Passe mais manteiga por cima da massa para não ressecá-la e deixe esfriar. Com a massa já fria, polvilhe açúcar impalpável em uma superfície e vá sovando a massa. Acrescente o corante em gel à vontade e o açúcar impalpável até a massa virar uma bola e parar de grudar nas mãos. Para essa massa eu coloquei 40 colheres (sopa) de açúcar impalpável, mas vai depender do ponto da massa do docinho.

A receita original da Caroline utiliza 4 latas de leite condensado, mas fracionei a receita para experimentá-la.

Rendimento 30 palhacinhos

Passo a passo:



Acrescentei corante gel na massa do docinho e coloquei em saquinhos para a massa não ressecar.



Com auxílio de uma balança de cozinha digital, enrolei a cabecinha do palhacinho com 16g cada. Para chegar neste tom, coloquei bem pouquinho de corante gel rosa na massa do docinho.



Com a massa do docinho tingida de corante gel branco fiz pequenas bolinhas.



Com a ponta do dedo, achatei cada bolinha e marquei com a esteca de fazer boquinha conforme a foto.  Se você não tiver a esteca de boquinha, entre em contato com a Doce Forminha para ver a disponibilidade do produto doceforminha@gmail.com 



Ainda com a esteca de boquinha, cortei parte da massa para terminar a modelagem da boca do palhacinho. Veja como fica na foto acima.


Molhei a ponta do pincel em um pouco de água filtrada e marquei o local antes de colar as boquinhas. Apenas uma pincelada bem de leve já basta para colar as peças.


Com a massa do docinho tingida de corante gel rosa, fiz pequenas bolinhas para o nariz do palhacinho. Colei o nariz da mesma forma que fiz anteriormente com a boquinha.



Com a massa de docinho tingida de corante gel azul, fiz uma bolinha de mais ou menos 1cm de diâmetro. Achatei com o dedo e cortei na metade. Cada parte dessa, usei como aba do chapéu do palhacinho. Veja na próxima foto.



Veja na foto acima a área que colei a aba do chapéu do palhacinho. Para completar o chapéu, fiz uma bolinha azul do mesmo tamanho que fiz o nariz e colei para formar o chapéu.



A modelagem de palhacinho permite utilizar várias técnicas para fazer outros tipos de cabelinho, mas escolhi essa que é bem fácil e todos poderão fazer. Faça uma bolinha de mais ou menos 1 e 1/2 cm de diâmetro. Em seguida afine um pouco a bolinha para formar um cilindro conforme a foto. Para finalizar o cabelinho, dobre o cilindro juntando as duas pontas. Na foto acima estou mostrando os 3 passos para formar o cabelinho. Cole um de cada lado do chapéu.



Com palito de dente, megulhei a pontinha no corante gel preto e marquei os olhinhos.
Observações:  

- Ao colocar corante gel na massa, talvez seja preciso acrescentar mais açúcar impalpável para voltar ao ponto de modelar.

- A higiene na confecção dos docinhos, é fundamental.  Se você pretende trabalhar com doces, entre em contato com o Sebrae ou com a Vigilância Sanitária, pois eles possem cursos específicos para sua área. Isso é muito importante.


15 comentários

  1. Bom dia Mauro tudo bem??Espero que sim.Por favor me tira uma dúvida: qual a função dos ovos na receita??Pode fazer sem eles??Obrigada,aguardo resposta fique com DEUS!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Irene, eu simplesmente segui a receita. Pelo que entendo os ovos além de deixar a massa mais nutritiva, ajuda no ponto. Caso você queira experimentar sem os ovos, nos avise como ficou o resultado final. Acredito que funcione bem. Abraços Mauro

    ResponderExcluir
  3. muito obrigada, Mauro vou tentar com patati patata...depois te conto.

    ResponderExcluir
  4. A massa fica linda sem aquele brilho da gordura e parece nao ficar com pequeninas deformações.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Mauro!
    Quero saber qual a cor real do doce, e se o pode ser feito com um dias de antecedência...
    Abraços, obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Ah! Esqueci de perguntar... qual o sabor do doce??

    ResponderExcluir
  7. Adorei a didatica que vc tem e o trabalho. Parab'ens!

    ResponderExcluir
  8. adorei todas esas artis

    ResponderExcluir
  9. Tem sabor de leite condensado. A cor dele é de um branco puxando um pouquinho para o creme. Por isso quando for fazer branco é bom usar corante gel branco para ajudar a clarear. Faça com uns 2 dias de antecedência da festa.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde, gostaria de saber se eles ficam com uma casquinha crocante ?? E molinho dentro ?

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde !
    Utilizo somente as gemas ou a clara no doce?

    ResponderExcluir

Postagens populares

Topo