Aula da Semana

Bolo de Água


Fiz o Bolo de Água que a Ana Maria Braga fez no programa Mais Você hoje.
Nossa amiga Lourdes Maria falou que conhece esse bolo desde a época que fazia cursos no Sesi com o nome de Pão de Ló de Água. Inclusive a Lourdes informa que pode substituir a água por suco de frutas.

No facebook, a amiga Delza Wanzeller algumas pessoas informaram que fica um pouco seco, então fiz algumas mudanças e gostei muito. FICA FOFÍSSIMO.

Minhas mudanças:
- Bati os ovos inteiros (não separei claras e gemas) na batedeira planetária até dobrar de volume e dei continuidade na receita.
- Substitui 8 colheres de água por 8 colheres de suco de maracujá. Se fizer com suco de laranja deve ficar muito bom também.
- Acrescentei 1/2 xícara de óleo.
- Acrescentei 1 colher (sopa) rasa de fermento.
- Assei por 40 minutos em forno a 180 graus

Receita:

Ingredientes:
4 claras;
4 gemas peneiradas;
2 xícaras (chá) de açúcar (400g);
2 xícaras (chá) de farinha de trigo (340g);
8 colheres (sopa) de água;

Modo de preparo
Numa batedeira coloque 4 claras e bata bem até ficar em neve. Com a batedeira ainda ligada adicione 4 gemas peneiradas e em seguida 2 xícaras (chá) de açúcar e bata bem. Desligue a batedeira e adicione, aos poucos, intercalando 2 xícaras (chá) de farinha de trigo e 8 colheres (sopa) de água, mexendo bem. (Neste momento acrescentei o óleo e o fermento conforme expliquei no início e mexi até que ficasse uma massa homogênea.)
Transfira a massa para uma assadeira de furo central (20 cm de diâmetro X altura) untada e enfarinhada. Leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por 1 hora ou até dourar. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme e sirva em seguida.

Veja outro delicioso bolo:




4 comentários

  1. Ficou lindão! Acho que o óleo fez toda a diferença na textura, vou testar de novo com óleo...rs

    ResponderExcluir
  2. Hola Mauro.Me chamo Gislene e moro na Espanha .Adoro seu site,mato a saudade do meu Brasi.Suas receitas sao otimas.:-)

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde Mauro, coloquei o suco de laranja, ficou divino, obrigada por compartilhar essas receitas maravilhosas, o bolo dos amigos tambem ja fiz e amei.

    ResponderExcluir

Postagens populares

Topo