Aula da Semana

USO DO FERMENTO BIOLÓGICO

Clique na foto para ampliar a tabela.

10g de fermento biológico seco = 30g fermento biológico fresco

Muitas pessoas possuem dúvida em relação ao uso do fermento em pães. Esta é uma tabela orientando o uso. Algumas pessoas colocam mais, outras colocam menos, mas quando uma receita não informar claramente, vocês podem se orientar por aqui. O tempo de fermentação vai variar muito conforme a temperatura ambiente. Para quem tem dúvida se a massa está fermentada ou não, coloque uma bolinha da massa dentro de um copo com água no mesmo ambiente da bacia com a massa. Quando a bolinha boiar na água, utilize. É uma dica antiga mas ajuda muito. Essa tabela contém informação básica para o pão caseiro e pizza caseira e facilitar a vida da dona de casa marinheira de primeira viagem hehehe... Mas cada receita tem uma particularidade e com o tempo ajustamos a quantidade ao nosso gosto. Mauro Rebelo :O)

7 comentários

  1. Mauro bom dia,para uma receita de pão se eu utilizar o fermento em sachê preciso dissolve-ló?

    ResponderExcluir
  2. O fermento seco ou granulado pode ser adicionado na farinha antes de começar o preparo.

    ResponderExcluir
  3. Fiz esse pão maravilhoso hoje, um espetáculo de massa e muito , muito saboroso. Moro na Australia e os pães daqui deixam muito a desejar então estou sempre fazendo o meu pãozinho. Muito obrigada adoreiiiiiiiiiiiiii!

    ResponderExcluir
  4. Adoro este site,aqui tem tudo o que eu quero.bjs!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá gostaria de saber se o fermento granulado em bolo de cenoura estraga o bolo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode usar no bolo de cenoura. Fermento granulado em regra é só para pães.

      Excluir
  6. Tambem moro em MG, e os paes daqui tambem seixam muito a desejar. Como pao apenas quando estou em SP....mais ja fiz alem dessa, outra receita de pao desse site,,,,amei. Muito bom,delicioso.👏👏👏🌷

    ResponderExcluir

Postagens populares

Topo