Aula da Semana

Aula Molho de Tomate Especial

BUSCA DE RECEITAS:


Hoje é o dia de nossa aula Faça e Venda de 


  Molho de Tomate Caseiro.
Aprenda no vídeo a base de um delicioso molho. Dicas logo abaixo para desenvolver outros sabores a partir desta base e oferecer diversidade de produtos ao seu cliente.

Bem vindo a aula!



Ingredientes:
3kg de tomates sem peles (ensino a despelar os tomates no vídeo)
2 pimentões vermelhos sem pele (ensino a despelar os pimentões no vídeo)
2 cenouras raladas
2 cebolas picadas
1 cabeça de alho descascada e picada
2 folhas de louro
Pimenta do reino a gosto
1 litro de vinho seco de boa qualidade

Modo de preparo no vídeo acima.

- Obs.:

Não vai sal? Não coloco sal nesta preparação. Explico o motivo no vídeo.

Dica para tirar acidez do molho de tomates:
Conforme ensino nesta receita, não é de costume que o molho fique ácido, mas se por algum motivo ele ficar, acrescente 1 colher (sopa) de fermento de bolo. Ao acrescentar, ele vai espumar, Mexa bem e deixe fervendo até que desapareça os vestígios do fermento.

- Variedades de sabores:

Molho de Tomate Tradicional sem o Vinho:
É só não colocar o vinho na receita que passei no vídeo. Ficará um molho de tomates bem caseirinho atendendo a todos da família.

Molho de Tomate de Bacon:
Frite 500g de bacon em cubinhos. Se você quiser menos calórico, não coloque a gordura que sobra da fritura do bacon. Misture ao molho e deixe ferver por 10 minutos. O bacon costuma ficar no fundo da panela. Quando for embalar, mexa sempre o fundo para que todas as embalagens tenham a mesma quantidade de bacon. Uma outra opção gostosa é moer o bacon em vez de cortar em cubos.

Molho de Tomate de Manjericão:
Acrescente ao molho de tomates pronto, 4 xícaras (chá) de folhas de manjericão picadas. Deixe ferver por 10 minutos.

Molho de Tomate com Azeitonas Verdes:
Acrescente ao molho de tomates pronto, 2 xícaras (chá) de azeitonas verdes, sem caroços, picadas ou processadas. Deixe ferver por 10 minutos.

Molho de Tomate com Azeitonas Pretas:
Acrescente ao molho de tomates pronto, 2 xícaras (chá) de azeitonas pretas, sem caroços, picadas ou processadas. Deixe ferver por 10 minutos.

Molho de Tomate Pizza
Acrescente ao molho de tomates pronto, 1 xícara (chá) de orégano seco. Deixe ferver por 10 minutos.

Molho de Tomate Sabor Bolonhesa
Acrescente ao molho de tomates pronto, 1kg de carne moída, de preferencia patinho, previamente refogada com temperos de sua preferência. Deixe ferver por 10 minutos.

Molho de Tomate Rústico:
Acrescente ao molho de tomates pronto, 1 kg de tomates sem peles picados. 12 dentes de alho partidos em 4. Deixe ferver por 20 minutos. Acrescente 2 xícaras (chá) de salsa picada. Deixe ferver por 10 minutos.

Molho Dogão:
Acrescente ao molho de tomates pronto, 2   pimentões verdes picados, 2 pimentões amarelos picados, 2 cebolas picadas, 500 de tomates sem peles picados, 1kg de salsicha previamente escaldada e picada. Ferver por 20 minutos.

Molho de Tomate e Linguiça:


Frite 1kg de linguiça em rodelas ou triturada. Se você quiser menos calórico, não coloque a gordura que sobra da fritura da linguiça. Misture ao molho e deixe ferver por 10 minutos. O linguiça costuma ficar no fundo da panela. Quando for embalar, mexa sempre o fundo para que todas as embalagens tenham a mesma quantidade de linguiça.

- Como congelar os molhos:
Coloque em potes de preferência especiais para ir ao freezer.

- A validade:
3 meses no freezer -18ºC
1 mês no congelador da geladeira
5 dias na geladeira

- Rendimento:
8 potes de 350ml

Livro Fontes Brasileiras de Carotenoides para Download:
http://www.mma.gov.br/estruturas/sbf_agrobio/_publicacao/89_publicacao09032009113306.pdf



Comentário de quem experimentou:

"Ola Mauro,
Acabei de fazer a receita do molho de tomate que você ensinou. Amei!
Hoje consegui uma promoção de tomate e não tive dúvida rs.
Bem, não coloquei manjericão, pois não gosto do sabor. No lugar coloquei salsa e cebolinha.
O tomate, como não gosto da semente e deu preguiça de peneirar, tirei a pele cortei-os aí meio e tirei a semente e bati no liquidificador.
E pra acompanhar o excelente molho fiz nhoque rs
Gratidão pelas excelentes receitas.
Priscila Neves"





molho para salada tropical, molho pronto, molho rose, molho caseiro, molho para salada, molho de salada, molho italiano para saladas, macarrão ao molho, molho de tomate para macarrão,
molho de macarrão, molho de mostarda para frango, molho branco rapido e facil, polpa de tomate, molho para espaguete, molho para churrasco, molho vermelho para macarrão
, como fazer um molho, molho bonare, molho de alho, receitas de molhos, molho de gorgonzola, molho de tomate seco, molho tomate caseiro, molho pesto receita, molho pomarola, receita de molho para salada
, molho de tomate caseiro, molho de tomate pronto, como fazer um molho branco, molho de lasanha, molho para panquecas, molho para almondegas, molho com almondegas, molho para pizza, molho de pizza, tomates pelados

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Postagens populares

Topo