Bolinhos de Linguiça
Culinarista Mauro Rebelo

Eu adoro croquete de carne. Me baseando na receita do croquete de carne,  criei uns croquetes de linguiça tipo de pernil ou toscana (linguiça de churrasco).

Ingredientes:
500g de linguiça de churrasco
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 tomate maduro (vermelhinho) sem pele picado
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de salsa picada

Modo de Preparo:
Retire a pele das linguiças. Eu corto com tesoura (abrindo) um lado e aperto a pele. A carne sai facilmente pelo lado que cortei. Reserve.
Em uma panela coloque o azeite com a cebola e o alho. Deixe refogar até que fiquem murchos. Acrescente a linguiça e refogue até que fique bem fritinho. Durante o processo você terá que soltar, com a colher, os grumos de carne de linguiça, pois a intenção é ficar com aspecto de uma carne moída refogada. Acrescente o tomate e refogue mais um pouco. Se começar a agarrar no fundo da panela, pingue um pouquinho de água.  Quando estiver um refogado bem bonito, acrescente o leite e deixe levantar fervura. Neste momento acrescente a farinha de trigo e mexa vigorosamente até que fique uma bola desprendendo do fundo da panela. Se você sentir que a massa está molhada, mexa mais um pouco no fogo. Para quem já fez massa de salgadinho frito, é o mesmo processo.

Coloque a massa em um prato e deixe esfriar. Quando estiver morninho, acrescente a salsa e sove a massa.
Com auxílio de uma colher, reserve porções iguais da massa. Passe óleo na mão e modele bolinhas.  Passe no ovo batido e na farinha de rosca. Frite em óleo quente até que fiquem bem coradinhos. Escorra no papel toalha e sirva com molho tártaro, catchup, mostarda ... Culinarista Mauro Rebelo

Obs: 

- Não é aquela linguiça defumada. É a linguiça que após a fabricação fica com a carne crua. Nos mercados do Rio de Janeiro, encontramos com nome de linguiça de pernil ou linguiça toscana para churrasco.

- Ao tirar a carne da linguiça, se os pedaços de carne estiverem grandes, passe um pouco no processador de alimentos ou na máquina de moer carne.

- Você pode substituir o tomate por 1 colher (sopa) de extrato de tomate.


1 comentários:

Postagens populares

 
Top