Aula da Semana

Coxinhas da Hélica


Olá pessoal, hoje experimentei as coxinhas da Hélica que participou do Concurso do programa Mais Você.  Quando estava preparando a receita, percebi que a receita que divulgaram, estava com alguns erros e faltando a quantidade de alguns ingredientes. Analisando a massa, percebi que tem milho e é uma bem parecida com um salgadinho que já conhecemos. As Bolinhas de Milho e Queijo da Lene Portugal.


Na minha opinião, achei que ficaram deliciosas, pois adoro massa de salgadinho de milho. O bacon torradinho e o queijo junto do frango no recheio deram um toque especial.


Vou postar logo abaixo como eu fiz:

Ingredientes da Massa de Salgadinho de Milho:
1 lata de milho (escorrer o líquido)
1 lata de leite (use a lata de milho como medida)
1 lata de caldo do cozimento do peito de frango (se não tiver, dobre a quantidade de leite acima)
1 colher (sopa) de caldo de galinha em pó
1/2 cebola ralada
2 colheres (sopa) de azeite
1 e 1/2 lata de farinha de trigo
1/2 lata de amido de milho
sal a gosto (se necessário)

Modo de Preparo da Massa:
Bater no liquidificador o milho, o leite, o caldo do cozimento do frango e o caldo de galinha em pó. Reserve. Em uma panela leve a cebola e o azeite no fogo. Quando estiver bem refogadinho, acrescente o conteúdo do liquidificador e quando levantar fervura acrescente a farinha de trigo e o amido de milho e mexa vigorosamente para que a massa fique homogêna e até que você perceba que está bem cozida e desgrudando da panela. Deixe esfriar um pouco e sove para deixar a massa lisa e pronta para modelar as coxinhas.

Ingredientes do Recheio das Coxinhas:
1 peito de frango, temperado, cozido e desfiado
Bacon em cubinhos bem fritinho (escorra bem no papel toalha)
Cubinhos de queijo minas padrão picado (não use o frescal)
Azeitonas verdes picadas (a gosto)
1/2 xícara de salsa picada
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
Pimenta do reino
2 colheres (sopa) de azeite

Modo de Preparo do Recheio:
Em uma frigideira coloque a cebola e o alho com o azeite. Quando estiverem refogados, acrescente o frango, as azeitonas, a salsa e a pimenta do reino. Refogue bem, apague o fogo e deixe esfriar. O bacon e o queijo será usado na hora da montagem. Se necessário, acrescente sal, mas evite ao máximo comer sal em excesso.

Montagem:
Pegue uma porção da massa, coloque o recheio de frango, cubinhos de bacon e cubinhos de queijo. Feche e modele a coxinha. Cuide para não deixar ar dentro, pois assim não vão estourar na hora da fritura.
Passe no ovo batido e na farinha de rosca.

Dica: Na coxinha da foto, usei uma farinha de rosca muito grossa. Eu não gosto de utilizar essa, mas como só tinha essa opção no mercado, foi assim mesmo. As coxinhas ficam mais bonitas com farinha de rosca fininha que compramos na padaria.

2 comentários

  1. Mauro, eu mesma faço a minha farinha de rosca, torrando aqueles pãezinhos que sobram do café da manha, liquidifico eles quando frio e ainda peneiro...fica super fino....e melhor que o da padaria...rs

    ResponderExcluir

Postagens populares

Topo