35

Bolo Recheado - Fácil


Olá,

Você se lembra do Bolo Cavado que a querida Bel do Canal do Sabor fez em 2009 para nossa comunidade de culinária do orkut?

Agora ficou mais fácil fazer esse bolo. 

A empresa Wilton tem uma forma que já faz a cavidade e você facilmente aplica o recheio. Ela se chama FORMA DE FÁCIL RECHEIO e você encontra na loja Doce Forminha (clique aqui). Ela é de alta qualidade.  Se por algum motivo a forma se apresentar como esgotada na loja, não se preocupe. Mande uma mensagem para doceforminha@gmail.com que existe a possibilidade de encomendar.

Veja o passo a passo:

MASSA:

O manual que vem com a forma vem com algumas receitas em inglês. Não tem manual em português.  Notei que as massas que eles utilizam são massas prontas de caixinha que vendem no mercado, mas eu testei com a massa do Bolo para Confeitar do Raul.
Eu gostei muito do resultado. Se você fizer experiência com outras massas, nos informe aqui na área de comentários.

Unte as duas formas que vem juntas na caixa do produto com margarina e polvilhe farinha de trigo.
Faça a massa do link acima e divida nas duas formas.

Veja na foto acima como a massa ficou bonita. Se os seus ingredientes estiverem com temperaturas diferentes, eles podem dar aspecto talhado na massa, mas não se preocupe, pois a massa fica ótima após assar.

Divida a massa nas duas formas. Espalhe com cuidado para que fique bem distribuída. Eu começo pelo centro e vou espalhando para as laterais.


Leve para assar em forno preaquecido em 180 graus. Com 20 minutos de forno, faça o teste do palito. Se ele sair seco já pode retirar do forno.
Para desenformar é muito  fácil. Deixe a massa esfriar um pouco, mas não completamente. Com ela ainda um pouco morna, dê umas batidas com sua mão na lateral. Isso vai ajudar a soltar o bolo da forma do centro. Quando você reparar que o bolo está solto da forma, desenforme em um prato forrado com papel manteiga.  A outra forma você desenforma em um prato sem papel manteiga.
Reserve a massa, pois agora vamos fazer o recheio.

RECHEIO:

Para o recheio, é interessante que você faça uma mousse firme. Escolha qualquer mousse de sua preferência.  Eu escolhi fazer a receita do Glacê de Leite Condensado Trufado da Fabia Torturello.

Acho esse glacê com uma textura muito boa. Serve para usar como recheio também.


Você pode visualizar a receita no link que passei acima, mas vou explicar como fiz esse sabor morango.  Para esse glacê, eu bati 1 lata de leite condensado bem gelado, 1 lata de creme de leite com soro bem gelado, 10 colheres de sopa de leite em pó, 1 pacote de suco de morango da marca clight e 1 colher de sopa de emulsificante para sorvete.  Bati até ficar bem firme. Na receita a Fabia informa que são 5 minutos batendo, mas isso é na planetária. Acredito que na batedeira comum leve um pouco mais de tempo.  Quando estiver firme, acrescente 300g de chocolate brando derretido.



Antes de rechear, molhe um pouco a massa com uma caldinha simples.  É como um chá.  No final da receita vou postar a calda que faço para molhar bolos. Com uma colher recheie a cavidade dos dois bolos com a mousse.  Agora que vem a parte mais importante. Leve os dois pratos com os bolos já recheados para o congelador.  Não é para congelar. É apenas para deixá-los firmes.  Vai ser preciso virar o bolo recheado que está com o papel manteiga em cima do bolo recheado que está diretamente no prato. Se você fizer isso com as massas moles pode causar algum desastre uahauha ... Por isso é muito importante que você leve ao congelador para firmar o bolo.  Dessa forma fica muito fácil virar um bolo em cima do outro.



Aqui está um bolo em cima do outro. Molhe mais um pouco com a caldinha por cima e decore como quiser. Eu bati um chantili e decorei com bico pitanga. Veja na foto do início da postagem.


Aproveitei que estava batendo o Glacê de Leite Condensado e aproveitei o BICO PITANGA 2C da Wilton para fazer uma brincadeira uahauhaua...   Você encontra esse bico na Loja DOCE FORMINHA.  Antes de acrescentar o chocolate derretido no glacê, peguei uma porção e coloquei no saco de confeitar descartável já com o bico 2C.


Achei muito bonito o desenho da pitanga deste bico.

Veja como fica bem bonito para confeitar um Cupcake.

Você pode decorar bolos fazendo esse movimento de vírgula.
É só treinar que você ficará craque na confeitagem de bicos.

Fiquei devendo a receita da calda para molhar o bolo.  Então vou pagar essa promessa a seguir.

CALDA:

Calda para molhar massa:

Ingredientes:
500ml de água
175g de açúcar
5 cravos

Modo de Preparo:
Leve ao fogo até ferver.
Deixe esfriar para aplicar no bolo.

Essa calda está na receita Bolo de Frutas de Festa do Mauro Rebelo

35 comentários:

Chocolates & Artes disse...

Mauro vc é demais, obrigada por compartilhar

Leonilda Pinto (Léo) disse...

Muro maravilhoso esse post..parabénssssss

Anônimo disse...

adorei tudo bjs neide Martini

Leandra Ishibe disse...

Lindo,lindo,adorei essa mousse,o trabalho com bicos fica perfeito!

s disse...

coisa linda de se ver e de se comer também
bjs Mauro

Pati disse...

nossa maravilhoso..como sempre né! Mauro meu lindo, vc é a luz da minha vida...rsrsrs, dia 14 agora é niver da minha Mamãe querida, vc tem enviando tanta coisa gostosa q nem sei o q fazer..rsrs so penso no bolo, to perdida qto as coisas de sal..rsrsrsrs, vc podia fazer um cardapio completo de sugestão, um cardapio mais sofisticado e outro mais simples, pra todo gosto pra gente , da entrada ate o jantar, kkk to querendo muito, mas juro eu não ia nem sofrer! E com tudo q vc faz de bom, ia ficar perfeito, bom espero fazer sucesso ou melhor espero q de certo pra mim né, torce por mim e se tiver mais alguma sugestão...to dentro.Voce é d+, ti adoro e não me esquece manda sempre coisas pra mim viu beijocas

Anônimo disse...

Adoro as suas receitas.
Aonde posso encontrar esta Forma de Fácil Recheio

LuAkasha disse...

Mauro bom dia este glace serve para o cupcake?

nanefonseca disse...

Nossa achei demais essa receita com esta forma linda e seus posts de amigos com receitas incríveis tambem.Parabens.

Lia Lili disse...

Obrigado pela dica da forma! Esta eu não conhecia. Amei!!!!!!!!!

Lia Lili disse...

Mauro, amei a dica da forma!
Vou comprar e fazer o bolo ao meu estilo . Depois publico a foto.

Anônimo disse...

Maravilhoso! Parabéns!! Beijinho.

Mauro Rebelo disse...

Olá, boa tarde!
Esse glacê serve para cupcakes sim. Viu na foto como fica lindo e armado. Só que eu não coloco o chocolate derretido quando vou utilizar no bico.

Mauro Rebelo disse...

Oi Pati,
Você já é cadastrada para receber os emails de receitas né? Sempre estarei enviando coisas ali. Se você parar de receber é só entrar em contato comigo no email maurorebelo@gmail.com para eu averiguar porque parou de receber.
Uma pena não ter visto suas mensagens pedindo socorro a respeito do bolo love. Espero que tenha corrido tudo bem.
Deixei mensagem para você lá no blog culinária receitas aonde está postado a receita da bel.

Mauro Rebelo disse...

Amigas, obrigado pelas mensagens. :)

Anônimo disse...

Adorei receitinha mas onde moro nw sei se encontro emulsificante posso ssubstituir?? Parabéns pelas receitas vou me cadastrar !!!

Anônimo disse...

Muito legal esta receita. Obrigada por compartilhar sempre as suas boas idéias e ótimas receitas.

francinni vitor disse...

Mauro que coisa mais linda!!!!!bjs

Mauro Rebelo disse...

Obrigado pelas mensagens pessoal :)

Mauro Rebelo disse...

Não tem como substituir por outro ingrediente.
Aonde você mora?

Anônimo disse...

parabens adorei tudo lindo obrigado por compartilhar.

brites disse...

Rapaz, você é o máximo! Parabéns!Fico louca com as receitas que você divulga. São magníficas!Parabéns de novo!E obrigada, claro.

Fátima disse...

Mauro, você é mesmo nota 1000 rsrs... Muito obrigada por compartilhar essa maravilhas gostosas e fáceis de fazer! )
Grande abraço,
Fátima Rufino.

Mauro Rebelo disse...

Eu que agradeço vocês acompanharem meu trabalho. :)

Anônimo disse...

Quantos quilos vai ficar esse bolo?

Mauro Rebelo disse...

Não sei quantos quilos. Nunca tive a curiosidade de pesar, mas da próxima vez que fizer vou tentar me lembrar de obter essa informação. Abraços

Aline - Receitazada disse...

Ai que tudo essa dica :)
Já anotei e em breve colocarei em prática...Venho contar como ficou...rs
Beijoos

Anônimo disse...

hum que delicia .que pena no meu pais n se encontra muitos produtos .....em angola n temos lojas especializadas p venda de tal

Anônimo disse...

muito bom

Regina disse...

Que delícia!!! muito interessante... Vc é demais. Tudo muito explicadinho. Parabéns!!!

Vitória Costa disse...

por favor!! o creme de leite tem que ser de lata? e só o creme de leite que tem que estar gelado?
fiz esse final de semana e não consegui essa consistência! mas fiz com creme de leite de caixinha e gelei o creme de leite e o leite condensado!!!
desde de já obrigada

Mauro Rebelo disse...

Algumas pessoas não estão alcançando o ponto correto. Não detectei o motivo disso. Estou desconfiado que seja a marca o emulsificante. Eu usei Emulstab. É bom usar os ingreientes gelados. O creme de leite pode ser de lata ou de caixa.

Anônimo disse...

Nossa, amei encontrar este culinarista. Explica as receitas de uma forma que parece estarmos vendo pessoalmente. É simplesmente impressionante. Melhor, impossível. Parabéns!

Anônimo disse...

Eu não sei fazer quase nada, mas adoro ver receitas de todos os tipos e acompanhando esta receita no passo a passo conforme orientações deste culinarista, me vi fazendo exatamente assim. Parabéns mais uma vez pelo excelente blog.

Anônimo disse...

seus bolos são fantásticos...

Postar um comentário

Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares