Aula da Semana

Coxinhas da Marcília


Olá pessoal, fiquei curioso e testei a coxinha de galinha apresentada como vencedora do concurso  "A Melhor Coxinha do Brasil" do programa Mais Você da Ana Maria Braga.

A vencedora  foi a Marcília.

Achei muito boa, mas ainda sou fã das Coxinhas Kaori hehehe...

ingredientes 

Massa:
2 copos de leite (americano)
1 envelope de tempero para legumes
2 colheres de manteiga
1 pitada de sal
2 copos (americano) de farinha de trigo

Recheio:
1 peito de frango
1 cebola
1 dente de alho
Pimenta a gosto (pimenta-de-bode roxa, mas eu usei a pimenta dedo de moça)
Sal a gosto
2 xícaras de milho verde
200g molho de tomate
cebolinha verde e salsinha a gosto
1 copo de requeijão cremoso


Modo de Preparo:

Massa:
Leve ao fogo o leite, o tempero pronto, a margarina e o sal. Quando levantar fervura acrescente a farinha de trigo, mexendo sempre até cozinhar bem. Desligue o fogo.

Despeje a massa no mármore e amasse com o rolo para ficar bem homogênia (sovar).

Recheio:
Corte em pedaços grandes o peito de frango e frite no óleo. No momento que corar, acrescente um pouquinho de água. Deixe a água secar e continue refogando até dourar bem. Retire do fogo, deixe esfriar e desfie. 

Na panela que você refogou o frango, refogue a cebola picadinha, o alho amassado e a pimenta a gosto. Coloque sal a gosto.

Acrescente o molho de tomate para dar uma cor e deixar mais saboroso. Coloque um pouquinho de água e deixe ferver até ficar um molho encorpado. Acrescente o milho verde, depois a cebolinha e a salsinha.

Montagem das coxinhas conforme ensinado pela Marcília:
Com a ajuda das forminhas de modelar coxinhar, aplique a massa,coloque requeijão cremoso no biquinho da forminha, coloque o recheio e feche as coxinhas. Passe as coxinhas no leite e na farinha de rosca e frite no óleo quente.

Não usei as forminhas modeladoras para estas coxinhas da foto, pois no momento não tenho. Como o recheio é bem molhadinho, da trabalho para modelar de forma tradicional. Acho interessante comprar as forminhas modeladoras, pois fez falta.

7 comentários

  1. eu tbm faço esta coxinha só não coloco pimenta no recheio,a massa é igual a minha,não vi novidade nenhuma

    ResponderExcluir
  2. No concurso eles elegeram uma outra coxinha hours-concours, que eles acharam muito boa mas, pela massa ser totalmente diferente do tradicional, não merecia concorrer com as demais. É uma coxinha com massa de catupiry, empanada no ovo e na farinha. Alguém testou?

    ResponderExcluir
  3. Hummm, deu água na boca, vou tentar fazer essa coxinha com esse recheio tão diferente!

    ResponderExcluir
  4. Então a minha e a melhor do brasil a mais de 10 anos...a receita e igual. não vi nenhuma novidade.!

    ResponderExcluir
  5. Tbm não... coxinha que preste tem batata na massa...

    ResponderExcluir
  6. Mauro Rabelo, meu nome é Hélica, fui uma das finalistas do concurso das coxinhas, na verdade não concordei muito com o concurso pois para tal tínhamos que inventar uma receita, e a da vencedora era uma coxinha comum e a única diferença que ela mencionou era que tudo foi retirado da sua fazenda, ela trouxe o leite da vaca dela, o milho e a pimenta da plantação dela, mas o que se pode fazer, não posso reclamar pois depois disso as minhas vendas aumentaram muito, gostaria que testasse a minha receita e comentasse sobre ela iria ficar muito feliz, obrigada, um abraço Hélica Hermógenes.

    ResponderExcluir

Postagens populares

Topo