BOLINHO DE BACALHAU DA FAMÍLIA


"Hoje estou postando os bolinhos de bacalhau de minha família portuguesa. Sempre fazemos esse bolinho para as festas de fim de ano. 

Já virei freguês do Azeite Carbonell. Para pratos de peixe e bacalhau, eu uso o azeite próprio Carbonell Especial para Bacalhau. Muito bom!

Conheça toda a linha Carbonell no link:


Vamos para a receita:

Bolinhos de Bacalhau de Família
Culinarista Mauro Rebelo

Ingredientes:
500g de bacalhau já demolhado
300g de batata sem casca cozida e amassada
1 cebola pequena bem picadinha
1/2 xícara de salsa picada
1 pão francês (50g)

Modo de Preparo:
Embrulhe as postas de bacalhau em papel alúminio e asse por 40 minutos em forno préaquecido na temperatura baixa. Deixe esfriar e desfie bem fininho ou passe na máquina de moer.
Cozinhe as batatas e esprema como para purê e deixe esfriar.
Em uma bacia, pique o pão francês e umideça com um pouco de água. Esprema o pão para tirar todo excesso de água. Coloque por cima do pão um fio de Azeite Carbonell, acrescente o bacalhau, a batata, a cebola picadinha e a salsa. Misture até que fique uma massa homogênea. Prove a massa e se necessário, acrescente sal.
Modele os bolinhos com auxílio de duas colheres (sopa) e frite em óleo quente.  Sirva com  Azeite Carbonell, pois é uma delícia regar azeite em cada mordida no bolinho (risos).

Dica:
Misture 1 xícara de azeite no óleo de soja para fritar os bolinhos de bacalhau.

Obs.: 
- Antigamente minha avó e minha mãe cozinhavam o bacalhau na água fervente, mas hoje já sabemos que perdemos parte do sabor do bacalhau fazendo dessa forma, então hoje em dia assamos no forno embrulhado no papel alumínio. 
- A batata indicada nesta receita é a asterix."



Bolo de Fubá com Goiabada e Queijo


Bolo de Fubá com Goiabada e Queijo
Culinarista Mauro Rebelo

Olá, postei essa receita em 2005 no orkut e muitos amigos fizeram e gostaram. De lá para cá já fiz algumas alterações. É um bolo de fubá tradicional mas com pedacinhos de queijo e goiabada.  Uma delícia!

Ingredientes:
3 ovos inteiros
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de fubá
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de erva doce (opcional)
150g de goiabada em cubos
100g de queijo minas em cubos
1 colher (sopa) de fermento em pó peneirado

Modo de Preparo:
Bata bem no liquidificador os ovos,açúcar, o óleo e o leite. Acrescente o fubá, fermento, a farinha e bata apenas para misturar todos os ingredientes. Neste momento, se você optou por colocar erva doce, acrescente e misture com a colher.  Reserve.

Pique o queijo e a goiabada e passe no fubá ou na farinha de trigo para deixar os cubinhos soltinhos.

Em uma forma de 22cm de diâmetro untada, coloque 1/3 da massa. Coloque parte dos cubinhos de queijo e goiabada. Coloque mais 1/3 da massa por cima e arrume mais alguns cubinhos. Coloque o restante da massa por cima e arrume alguns cubinhos na superfície.

Asse em forno préaquecido em 180 graus por 40 minutos ou até que enfiando o palito ele saia seco. Culinarista Mauro Rebelo
Uma delícia!

Postagens populares

Topo