Tabela de Cores Corante Gel


Olá amigos, 


Fiz uma tabela de cores de corante em gel para facilitar a vida de quem trabalha com modelagem.
Essas são as cores básicas que eu uso. Sei que tem outras cores de corante e misturas de corantes. Futuramente atualizarei esta postagem.

Os corantes que utilizei hoje são da marca Mago e tem na Loja Doce Forminha (recomendo) a caixa com as 12 cores utilizadas no meu trabalho de hoje. Link da Doce Forminha: http://www.doceforminha.com.br/confeitaria/ingredientes.html?limit=30

Achei muito bom pois com o corante vermelho, a pasta americana ficou vermelha de verdade hehehe e o preto também. Sempre tive receio de usar esses corantes e não ficar no tom desejado.

 
Abaixo mostro a porção de corante que coloquei em cada bolinha de pasta americana. Eu coloquei duas porções de palitinho hehehe... Será que da para entender?  No preto e no vermelho coloquei 6 porções de palitinho.



Gosto de já ter várias bolinhas de pasta americana nas cores. As vezes é necessário fazer um detalhe e já tem pronta.
 

 Qualquer dúvida é só entrar em contato comigo no e-mail maurorebelo@gmail.com

Abraços
Mauro

Bolo na Panela de Arroz

Incrível! Surpreendente! Bolo na Elétrica Panela de Arroz


Ontem estava conversando com a Energia Jogos no facebook e ela disse que fazia bolo na panela elétrica de arroz. Eu fiquei surpreso, pois não tinha imaginado auhauhauah...

Ela costuma fazer sempre sua receita de bolo flocado de milho com coco, mas disse que serve até bolo de pacotinho.

Atenção: A minha panela de arroz é uma Panasonic  japonesa e a panela da Energia Jogos é Oster. Não sei se funciona para todas as panelas de arroz. Se você fizer teste com sua panela, é por sua conta e risco. :)

FAZENDO O BOLO: 

Hoje fui para a cozinha testar minha panela de arroz. 
Untei a tigela antiaderente com manteiga e farinha de trigo.
Bati uma massa de bolo de pacote conforme instruções da embalagem e coloquei na tigela da minha panela elétrica de arroz.

Liguei o botão. Após 45 minutos ela desligou. Abri e estava bem crescido com aspecto de assado.
Enfiei o palito  no centro e veio com bolo grudado. Então liguei novamente auhauah
Após 15 minutos ele desligou novamente. Fiz o teste do palito e estava sequinho.

O resultado está na foto. Um bolo lindo, macio e maravilhoso para o lanche.  Pelo formato, da até para rechear e confeitar para uma festa de 10 pessoas.

Veja o bolo assado e ainda dentro da tigela da panela de arroz:

 
Tamanho da tigela da panela de arroz:  20cm de diâmetro x 12cm de altura.

Faço o convite para você fazer um bolo na sua panela de arroz, fotografar e me enviar para postar aqui.  Envie suas fotos para maurorebelo@gmail.com


Dica Doce Forminha:

Cortadores de Bolachas Tema Festa e Tema Casamento
no link: http://www.doceforminha.com.br/cortadores


Receita de COXINHA



Olá pessoal, hoje vou postar uma dica de receita. Essa coxinha é uma delícia! Ela é feita com batata na massa. O nome dela é Coxinha Kaori. Ela foi desenvolvida pela Celia Kaori para os encontros de culinária e a partir dai é sucesso em qualquer festa.

A receita está no blog Culinária-Receitas desde 2007 no link:

http://culinariareceitas.blogspot.com.br/coxinhas.html



Sobrou massa?  Essa receita é versátil. Você pode fazer nhoque, nhoque recheado, nhoque frito ...



Para acompanhar o nhoque, fiz uma Salada de Tomates Cerejas.  Muito simples... Corte o tomate e tempere com sal, limão, azeite e gergelim preto. Você também pode colocar cebola picadinha.



Dica Doce Forminha:

Cortadores de Bolachas Tema Festa e Tema Casamento
no link: http://www.doceforminha.com.br/cortadores



coxinhas, coxinha de frango, coxinha de galinha, massa para coxinha, coxinha de batata, como fazer coxinha, receita coxinha, receitas de coxinhas, coxinha de mandioca, receitas de coxinha, vídeos do coxinha, coxinha assada, receita de coxinhas, coxinhas de frango, massa coxinha, massa de coxinha, como fazer coxinhas, receita para coxinha, receita massa coxinha

 

Bolachas de Natal

Biscoitos de Natal



Hoje fiz umas lindas Bolachas de Natal com os cortadores da Mago.

A Doce Forminha tem vários cortadores... inclusive essa de corujinhas.




Além de cortar a massa, ele marca o desenho.  Muito legal!

É necessário uma massa especial. Testei algumas e a que mais gostei foi a que a Flávia Gustafson postou na comunidade Festas Infantis.

A receita original está no link: http://suafestainfantil.blogspot.com.br/2009/02/mickey-sugar-cookies-bolachinhas-de_12.html

Vou postar logo abaixo a receita exatamente como eu fiz. 

Ingredientes:
190g de manteiga com sal temperatura ambiente.
2 xícaras (chá) de açúcar (use xícara medida)
2 ovos temperatura ambiente
5 xícaras (chá) de farinha de trigo (use xícara medida)
2 colheres (sopa) de leite
gotas de baunilha a gosto

Modo de Preparo:
Bata a manteiga com o açúcar até que fique um creme claro e fofo.
Acrescente os ovos 1 a 1 ainda batendo. Acrescente o leite e a baunilha.
Desligue a batedeira e incorpore a farinha.

Modelagem das Bolachas:
Em cima de um papel manteiga, abra a massa polvilhando farinha de trigo.

Você pode usar rolos próprios para confeitaria. 


Abra na espessura do seu cortador/marcador. Polvilhe farinha por cima e passe o dedo para espalhar. É importante fazer isso porque senão a massa gruda no cortador.

Com uma espátula pegue as bolachas e arrume em forma de assar biscoitos (bordas baixas) forrada com papel manteiga.  Se você não tiver dessa forma, vire a forma de alumínio que você tiver, cubra com papel manteiga e arrume as bolachas. Use o fundo.  Leve a forma para a geladeira por no mínimo 4 horas.  Leve para assar em forno preaquecido a 180 graus por 15 minutos. Esse tempo vai variar de forno para forno. Abra o forno para dar uma olhada e analisar se já está bom ou não.



A pintura da bolacha foi com a técnica ensinada na Apostila Bolachas Pintadas.
Veja no link: http://www.doceforminha.com.br/bolachas-pintadas.html


Dica Doce Forminha:










Bolo Recheado - Fácil


Olá,

Você se lembra do Bolo Cavado que a querida Bel do Canal do Sabor fez em 2009 para nossa comunidade de culinária do orkut?

Agora ficou mais fácil fazer esse bolo. 

A empresa Wilton tem uma forma que já faz a cavidade e você facilmente aplica o recheio. Ela se chama FORMA DE FÁCIL RECHEIO e você encontra na loja Doce Forminha (clique aqui). Ela é de alta qualidade.  Se por algum motivo a forma se apresentar como esgotada na loja, não se preocupe. Mande uma mensagem para doceforminha@gmail.com que existe a possibilidade de encomendar.

Veja o passo a passo:

MASSA:

O manual que vem com a forma vem com algumas receitas em inglês. Não tem manual em português.  Notei que as massas que eles utilizam são massas prontas de caixinha que vendem no mercado, mas eu testei com a massa do Bolo para Confeitar do Raul.
Eu gostei muito do resultado. Se você fizer experiência com outras massas, nos informe aqui na área de comentários.

Unte as duas formas que vem juntas na caixa do produto com margarina e polvilhe farinha de trigo.
Faça a massa do link acima e divida nas duas formas.

Veja na foto acima como a massa ficou bonita. Se os seus ingredientes estiverem com temperaturas diferentes, eles podem dar aspecto talhado na massa, mas não se preocupe, pois a massa fica ótima após assar.

Divida a massa nas duas formas. Espalhe com cuidado para que fique bem distribuída. Eu começo pelo centro e vou espalhando para as laterais.


Leve para assar em forno preaquecido em 180 graus. Com 20 minutos de forno, faça o teste do palito. Se ele sair seco já pode retirar do forno.
Para desenformar é muito  fácil. Deixe a massa esfriar um pouco, mas não completamente. Com ela ainda um pouco morna, dê umas batidas com sua mão na lateral. Isso vai ajudar a soltar o bolo da forma do centro. Quando você reparar que o bolo está solto da forma, desenforme em um prato forrado com papel manteiga.  A outra forma você desenforma em um prato sem papel manteiga.
Reserve a massa, pois agora vamos fazer o recheio.

RECHEIO:

Para o recheio, é interessante que você faça uma mousse firme. Escolha qualquer mousse de sua preferência.  Eu escolhi fazer a receita do Glacê de Leite Condensado Trufado da Fabia Torturello.

Acho esse glacê com uma textura muito boa. Serve para usar como recheio também.


Você pode visualizar a receita no link que passei acima, mas vou explicar como fiz esse sabor morango.  Para esse glacê, eu bati 1 lata de leite condensado bem gelado, 1 lata de creme de leite com soro bem gelado, 10 colheres de sopa de leite em pó, 1 pacote de suco de morango da marca clight e 1 colher de sopa de emulsificante para sorvete.  Bati até ficar bem firme. Na receita a Fabia informa que são 5 minutos batendo, mas isso é na planetária. Acredito que na batedeira comum leve um pouco mais de tempo.  Quando estiver firme, acrescente 300g de chocolate brando derretido.



Antes de rechear, molhe um pouco a massa com uma caldinha simples.  É como um chá.  No final da receita vou postar a calda que faço para molhar bolos. Com uma colher recheie a cavidade dos dois bolos com a mousse.  Agora que vem a parte mais importante. Leve os dois pratos com os bolos já recheados para o congelador.  Não é para congelar. É apenas para deixá-los firmes.  Vai ser preciso virar o bolo recheado que está com o papel manteiga em cima do bolo recheado que está diretamente no prato. Se você fizer isso com as massas moles pode causar algum desastre uahauha ... Por isso é muito importante que você leve ao congelador para firmar o bolo.  Dessa forma fica muito fácil virar um bolo em cima do outro.



Aqui está um bolo em cima do outro. Molhe mais um pouco com a caldinha por cima e decore como quiser. Eu bati um chantili e decorei com bico pitanga. Veja na foto do início da postagem.


Aproveitei que estava batendo o Glacê de Leite Condensado e aproveitei o BICO PITANGA 2C da Wilton para fazer uma brincadeira uahauhaua...   Você encontra esse bico na Loja DOCE FORMINHA.  Antes de acrescentar o chocolate derretido no glacê, peguei uma porção e coloquei no saco de confeitar descartável já com o bico 2C.


Achei muito bonito o desenho da pitanga deste bico.

Veja como fica bem bonito para confeitar um Cupcake.

Você pode decorar bolos fazendo esse movimento de vírgula.
É só treinar que você ficará craque na confeitagem de bicos.

Fiquei devendo a receita da calda para molhar o bolo.  Então vou pagar essa promessa a seguir.

CALDA:

Calda para molhar massa:

Ingredientes:
500ml de água
175g de açúcar
5 cravos

Modo de Preparo:
Leve ao fogo até ferver.
Deixe esfriar para aplicar no bolo.

Essa calda está na receita Bolo de Frutas de Festa do Mauro Rebelo

Postagens populares

Topo