Rabanadas

rabanadas, rabanada tradicional, receita rabanada, rabanada assada, rabanada ao forno, rabanadas no forno, rabanadas receita, receita de rabanada, receitas doces para o natal, receita rabanadas, receitas doces natal, doce e sobremesas, receita natal, rabanadas tradicionais, fatias douradas


Como fazer rabandas?  Receita fácil e rápida. Você não precisa passar no ovo para fritar. Uma técnica difrente, mas que mantém o sabor das rabanadas tradicionais.  

Rabanada não é coisa só do Natal. Você pode fazer esse doce ao longo de todo ano. Acompanha muito bem um cafezinho.

Você pode ganhar dinheiro no Natal e festas de Fim de Ano, pois as pessoas acreditam que rabanada é algo difícil de fazer e com essa técnica você vai sair na frente de todo mundo. Receita de liquidificador.

Essa receita foi publicada há muitos anos em meu site bemcomer, mas agora está neste site.

 Rabanadas Fáceis e Deliciosas
Culinarista Mauro Rebelo

Ingredientes:
2 pães (baguetes ou próprios para rabanadas)
1 colher (sobremesa) de amido de milho ou farinha de trigo
1 lata de leite condensado
1 litro de leite
4 ovos
1 colher (sopa) de baunilha
Açúcar e canela para polvilhar

Modo de Preparo:
Corte em rodelas grossas 1 pão dormido e arrume em uma forma.
Bata no liquidificador 1 lata de leite condensado, 1 litro de leite, o amido de milho, 4 ovos e 1 colher (sopa) de baunilha. Entorne este líquido por cima dos pães. Vire as rodelas no líquido. Deixe o pão absorver bem. O segredo é deixar ensopar bem o pão (empapuçar o pão hehehe). Se você apertar e sentir pontos duros dentro da rabanada, é sinal que ainda não ensopou.
Delicadamente esprema (só um pouco) com as palmas das mãos as rodelas para tirar o excesso do líquido e vá colocando em gordura bem quente para fritar.
Deixe corar e vire para fritar o outro lado.
Após fritar os dois lados coloque para escorrer em papel toalha. Para finalizar passe cada rabanada em uma mistura de açúcar com canela. Estas rabanadas são deliciosas e fáceis de fazer. Ótima receita para você fazer no Natal ou quem sabe ganhar um dinheiro vendendo esta delícia.
Culinarista Mauro Rebelo

Observações:

Notem que não uso pão dormido.  Fazer rabanadas com pão dormido demora muito para deixar o pão bem molhadinho para poder fritar.

Gosto mais de fazer com baguete normal do que o pão especial para rabanadas.




Salpicão


Um Salpicão Especial

Esta é uma salada muito rica.  Nos dias de calor, você pode utilizar como prato único acompanhado de um arroz branco e batata palha.   Em alguns mercados já encontramos os legumes picados e com isso nem trabalho terá (risos).  Ótimo quando não temos muito tempo para bolar o almoço ou durante o carnaval,  férias na praia, churrascos, dias festivos...

Já tinha postado este salpicão em meu antigo site Bemcomer e na comunidade CULINÁRIA-RECEITAS do orkut, mas atuamente fiz algumas modificações. Segue a receita:

Ingredientes:
2 cenouras raladas (tirinhas finas)
1 lata de milho
1 lata de ervilha
1/2 cebola ralada
1 peito de frango temperado, cozido e desfiado
200g de queijo prato em cubos
200g de presunto em cubos (as vezes uso peito de peru defumado da sadia em cubos)
1/2 xícara de azeitonas verdes picadas
1/2 xícara de passas
1 cebola em tirinhas finas amolecida na manteiga (opcional)
Maionese até dar liga
1/2 xícara de salsa picada
batata palha para acompanhar

Modo de Preparo:

Existem 2 detalhes que acredito serem muito importantes quando fazemos saladas e principalmente saladas que levam maionese. O primeiro é que tudo deve ser higienizado.  Como leitura complementar, você pode olhar o link: Higienizar que tem uma parte especial sobre Salpicão, Saladas e Maionese , Receita para higienizar frutas e legumes, Ambiente limpo para trabalhar, e dicas sobre a Geladeira em Dias de Festas.   O segundo detalhe é que tudo que entrar no salpicão deve estar bem seco. Sem líquido. Geralmente as pessoas deixam cair sem querer um pouco da água do milho e ervilha em lata ou colocam a cenoura molhada.. Isso compromete a qualidade final de seu salpicão, pois na hora que misturar a maionese, fica uma salada ensopada (risos).

Coloque o milho, a ervilha, as passas em um escorredor de macarrão e reserve.
Em uma panela coloque a cenoura ralada em tirinhas finas com água e deixe levantar fervura.
Quando levantar fervura, jogue esta cenoura no escorredor em cima do milho, ervilha e passas.
Desta forma você elimina facilmente o líquido deste preparo. Leve o escorredor para a geladeira para esfriar. Quando estiver frio, acrescente a azeitona picada, o presunto, o queijo, o peito de frango, a cebola ralada, a salsa e a maionese. Coloque na geladeira até a hora de servir.  Você pode utilizar esse salpicão como acompanhamento de churrasco, dias festivos ou apenas um arroz branco.

Para render mais seu salpicão, você pode colocar 2 xícaras de repolho cortado em tirinhas finas e preparar junto da cenoura na fervura. Se quiser, guarde a água da fervura para fazer o arroz, pois contém nutrientes da cenoura.

Se quiser, pode cortar uma cebola em tirinhas finas e amolecer na manteiga, tirar o excesso de gordura, deixar esfriar e acrescentar no sapicão.  É uma boa tática para esconder das pessoas que não gostam de morder a cebola crua e  é  um diferencial no sabor de seu salpicão.

Notaram que não coloquei sal na receita. Você pode até botar sal, mas não vejo motivo, pois o queijo, o presunto, a maionese, azeitona e a batata palha já possuem muito sódio.  Como prática saudável, devemos diminuir a quantidade de sódio de nossa  alimentação.

BUCHO com Feijão

bucho, bucho com feijão, buchada, dobradinha, feijoada, feijão manteiga, feijão branco, como limpar bucho

Bucho (Dobradinha) com Feijão Manteiga
Culinarista Mauro Rebelo


Bucho ou você ama, ou você odeia (risos).

Aprendi essa receita com minha mãe. É muito bom para dias frios ou frescos.

Ingredientes:
500g de bucho ou dobradinha
3 xícaras de feijão manteiga ou feijão branco
1 linguiça calabresa cortada em rodelas
1/2 linguiça sem cortar
1 nabo sem casca em cubos grandes
1 cenoura em rodela
3 batatas inglesas médias cortadas em cubos grandes.
3 cebolas picadas
4 dentes de alho amassados
2 folhas de louro
1 xícara de salsa picada
1/2 xícara de azeitonas
sal a gosto

Modo de Preparo:
Limpe o bucho, retire a gordura e se quiser esfregue suco de limão e lave bem em água corrente. Leve em uma panela de pressão com água, 2 dentes de alhos amassados e 1 folha de louro por 20 minutos após a panela chiar. Corte em pedaços e reserve.

Em uma frigideira, coloque um pouco de azeite e refogue a linguiça calabresa com a cebola. Quando estiver bem refogada, acrescente o bucho e refogue mais um pouco. Acrescente a batata, a cenoura, o nabo e a azeitonas. Desligue o fogo e reserve.

Em uma panela de pressão, coloque o feijão, 1 folha de louro, 2 dentes de alho amassados, 1/2 linguiça calabresa. Cozinhe na pressão de 20 a 30 minutos. Quando sair a pressão, abra a panela e acrescente o conteúdo da frigideira. Deixe cozinhar as batatas e a cenoura prestando atenção para não deixar agarrar no fundo. Deixe descansar apurando os sabores por 10 minutos, prove o sal e faça a correção. Acrescente a salsa picada e sirva com arroz branco. Culinarista Mauro Rebelo

Postagens populares

Topo